Olá amigos! Aí vai um processo de uma ilustra que não saía, de jeito nenhum do jeito que queria. Achei divertido publicar sua execução aqui. É para uma fábula de La Fontaine, "O pescador e o peixinho".
1) Fiz esboços tosquinhos (não tentem entender) com vários ângulos.
2) Decidi por um que mesmo assim achava sem personalidade. Pensei em algo meio esvoaçante, poético. E achei que ficou uma caca, pois o texto não era poético. Comecei a pintar com pastel seco sobre papel paraná com uma camadinha de guache branco para texturizar. Não tentem fazer isso, o pastel não pega, fica uma caca. Abandonei tudo.O personagem estava ficando tão expressivo quanto uma parede.
3) Resolvi desenhar outra pose então, nenhuma dos esboços. Não adianta teimar, sem referência as coisas nem sempre dão certo. Tirei uma foto minha com uma careta que tinha a ver com o personagem (FOTO IMPUBLICÁVEL).
4)Fiz um esboço um pouquinho mais realista para servir de base.
5)Fiz outro mais caricato, na verdade estou cansada deste meu jeito engraçado de desenhar, mas sempre que tento ir na contramão, perco a identidade do meu trabalho e me perco toda também.
6)Tenho muitas dificuldades com cor, ponto focal e luz, e então comecei a estudar o Benjamin Lacombe, artista francês que adoro.Busquei uma paleta de cores bem mais neutra do que costumo usar.E fiz tudo muiiiito devagar e com muito cuidado, cerrando os olhos, afastando e olhando…
7)Comecei a esboçar no papel Canson Mitentes, ideal para pastel seco.
8)E aí está a ilustra, acho que não ficou 100% como queria, mas cheguei a alguns pontos que me satisfizeram, como a composição, a distribuição das cores e as luzes. Tentei esconder ao máximo o traço, mas ainda não deu certo.Mas o que mais me deixou feliz foi superar a pressa e um pouco da preguiça,rs, de fazer vários estudos, de ter coragem de refazer tudo.E mais uma vez como o Caribé diz, estudarmos quem admiramos e experimentarmos sempre. bjos a todos,desculpem o post gigante.
1) Fiz esboços tosquinhos (não tentem entender) com vários ângulos.
2) Decidi por um que mesmo assim achava sem personalidade. Pensei em algo meio esvoaçante, poético. E achei que ficou uma caca, pois o texto não era poético. Comecei a pintar com pastel seco sobre papel paraná com uma camadinha de guache branco para texturizar. Não tentem fazer isso, o pastel não pega, fica uma caca. Abandonei tudo.O personagem estava ficando tão expressivo quanto uma parede.
3) Resolvi desenhar outra pose então, nenhuma dos esboços. Não adianta teimar, sem referência as coisas nem sempre dão certo. Tirei uma foto minha com uma careta que tinha a ver com o personagem (FOTO IMPUBLICÁVEL).
4)Fiz um esboço um pouquinho mais realista para servir de base.
5)Fiz outro mais caricato, na verdade estou cansada deste meu jeito engraçado de desenhar, mas sempre que tento ir na contramão, perco a identidade do meu trabalho e me perco toda também.
6)Tenho muitas dificuldades com cor, ponto focal e luz, e então comecei a estudar o Benjamin Lacombe, artista francês que adoro.Busquei uma paleta de cores bem mais neutra do que costumo usar.E fiz tudo muiiiito devagar e com muito cuidado, cerrando os olhos, afastando e olhando…
7)Comecei a esboçar no papel Canson Mitentes, ideal para pastel seco.
8)E aí está a ilustra, acho que não ficou 100% como queria, mas cheguei a alguns pontos que me satisfizeram, como a composição, a distribuição das cores e as luzes. Tentei esconder ao máximo o traço, mas ainda não deu certo.Mas o que mais me deixou feliz foi superar a pressa e um pouco da preguiça,rs, de fazer vários estudos, de ter coragem de refazer tudo.E mais uma vez como o Caribé diz, estudarmos quem admiramos e experimentarmos sempre. bjos a todos,desculpem o post gigante.
2 comentários:
Que legal Andréia, mostrar o passo a passo, eu não teria pensado em várias coisas que você comentou, mas isso é que é legal, por que a partir de agora vou prestar mais atenção nesses detalhes que fazem toda a diferença.
Bjo
FICOU MUITO BOM, PARABENS
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